domingo, 8 de dezembro de 2013

OS ISÓTOPOS

Como referi antes todos os átomos de um elemento químico têm o mesmo número atómico (nº de protões).  No entanto o nº de massa (nº de neutrões) pode variar em átomos do mesmo elemento químico. Aos átomos do mesmo elemento químico com o nº de massa diferente chamamos de isótopos.
  • o mesmo nº de protões Z;
  • diferente nº de massa A, pois o nº de neutrões N é diferente.
Exemplo:
  • Hidrogénio 1H
Todos os átomos de hidrogénio têm em comum:
  1. um protão
  2. um eletrão (pois o nº de eletrões = nº de protões)
Mas há três tipos de átomos de hidrogénio, em que a diferença é número de neutrões presentes no núcleo.

Fonte: fu2re.wordpress.com
  • A primeira imagem à esquerda é um isótopo de hidrogénio, em que tem um protão e um eletrão. Chamamos-lhe de Hidrogénio-1 ou Prótio.
  • A segunda imagem no centro é um isótopo de hidrogénio, em que tem um protão, um eletrão e um neutrão. Chamamos-lhe de Hidrogénio-2 ou Deutério.
  • A terceira imagem à direita é um isótopo de hidrogénio, em que tem um protão, um eletrão e dois neutrões. Chamamos-lhe de Hidrogénio-3 ou Trítio.
Os três isótopos de hidrogénio têm o nº de massa diferente.
O isótopo mais abundante na natureza é o hidrogénio-1 e o menos abundante é o hidrgénio-3.
Têm todos as mesmas propriedades químicas, pois as nuvens eletrónicas são iguais, ou seja, não houve trocas de eletrões.

A maior parte dos elementos químicos têm dois ou mais isótopos naturais, mas nem todos são estáveis. O elevado número de neutrões em relação aos protões tornam os seus núcleos instáveis ou até mesmo radioativo.


Sem comentários:

Enviar um comentário