quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A Velocidade das Reações Químicas

A Velocidade das Reações Químicas
A velocidade de uma reação química depende da natureza dos reagentes e das condições em que é realizada, em que existem fatores que influenciam a velocidade de uma reação química:
  • concentração dos reagentes;
  • estado de divisão dos reagentes sólidos;
  • temperatura;
  • luz;
  • presença de catalisadores. 
Concentração dos reagentes:
A concentração é um modo de expressar a quantidade de soluto que está dissolvido num determinado volume de solvente.
Quanto maior for a concentração dos reagentes , maior é a velocidade de reação.
Hoje em dia, há a tendência de utilizar detergentes líquidos mais concentrados, pois tornam as limpezas mais eficazes, já que as reações químicas que se formam são mais rápidas.
Estado de divisão dos reagentes sólidos:
O estado de divisão dos reagentes sólidos ou a superfície de contacto dos reagentes sólidos é um outro fator que influencia a velocidade de uma reação química. Carateriza-se pela divisão de um reagente sólido, e qunato mais dividido se encontra um reagente sólido, maior é a sua suprefície de contacto, sendo assim maior é a velocidade de reação.
Temperatura:
A temperatura é um fator que influencia a velocidade das reações químicas, que se carateriza detiorização de certos materiais dependendo com o grau de temperatura, por isso é que coloca alguns alimentos no frigorífico, para não se estragarem, como por exemplo o leite, o iogurte, o fiambre, etc. Esta deteorização acontece pela a alta temperatura a que o alimento se encontra. Por isso, pode-se concluir que a deteorização de alimentos acontece mais lentamente em temperaturas baixas.
Quanto maior for a temperatura a que ocorre a reação química, maior é a velocidade de reação.
Luz:
Por vezes a luz não é essencial para que ocorra uma reação química, mas permite aumentar a sua velocidade, por exemplo, os alimentos deteorizão-se mais depressa com a presença da luz.
 A presença de catalisadores:
Os catalisadores são substâncias que, numa determinada reação química alteram a velocidade da reação, mas não se consomem nem são reagentes. Os catalisadores influenciam a velocidade de uma determinada reação quimica mas, no final, a quantidade de catalisador é a mesma que no início, podendo ser recuperado novamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário